Um novo ponto de partida

Se o conhecimento médico salva vidas, a pesquisa é um dos principais caminhos para alcançá-lo. Comportamentos e inclinações se descortinam pela análise detalhada de uma realidade que deve ser enfrentada com dedicação árdua e coragem.

Desde 2018 o endoDEBATE realiza pesquisas de percepção com pessoas da sociedade civil para entender o que os pacientes sabem (e o que não sabem) sobre Endocrinologia, obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, hábitos de vida saudáveis e prevenção dos problemas mais prevalentes.

No entanto, em 2022, houve uma notável mudança de perspectiva nesse processo: o ponto de vista do médico passou a ser o centro das atenções. Assim, “O que pensa quem cuida de diabetes, obesidade e doença cardiovascular” deixou de ser apenas uma dúvida para tornar-se o título de um aprofundado estudo de percepção, envolvendo 654 profissionais espalhados pelo Brasil.

Em menos de 30 dias, cardiologistas, endocrinologistas e médicos de áreas correlatas responderam a um questionário composto por tópicos como dislipidemias, doença gordurosa do fígado, hipertensão e doença renal crônica. Foi-lhes dada a oportunidade de expor suas visões e experiências, adquiridas em anos de linha de frente.

Para a realização do projeto, o setor de inteligência da Clannad Editora Científica com o endoDEBATE e o DIACORDIS foi responsável pela captação dos respondentes e pela coleta dos dados. Uma vez transformadas em gráficos objetivos e dinâmicos, todas as informações foram reunidas em uma publicação lançada na edição 2022 do DIACORDIS, apresentada à imprensa e ao público entre os dias 26 e 29 de outubro.

À atualização científica extraída em três dias de curso somaram-se os resultados de uma pesquisa focada no melhor tratamento dirigido à sociedade, contexto que só veio confirmar uma tendência: com o volume crescente de conteúdo à disposição da comunidade acadêmica, dia após dia a relação médico-paciente tem ganhado reforço, abastecida de constatações capazes de avalizar caminhos e de promover aprimoramentos e até mudanças de rumo, se necessárias.

Para a Clannad, participar ativamente de uma iniciativa desse porte, manejando materiais que impactam diretamente na saúde da população, é fonte inesgotável de orgulho e de confiança no trabalho praticado com zelo e responsabilidade.

0 respostas em "Um novo ponto de partida"

Deixe sua mensagem


Rua Doutor Luiz Migliano, 1986
Edifício Bonnaire Office 12º andar, salas 1217 e 1202
Jardim Caboré – São Paulo/SP, CEP: 05711-001

Contato:

E-mail: contato@editoraclannad.com.br

Telefone:
(11) 3807-3808
0800 444 3300

WhatsApp:
0800 444 3300

Copyright © 2023. por Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.