Dia Mundial do Diabetes – 14 de Novembro

Conheça mais sobre a data dedicada à conscientização e mobilização acerca dessa doença silenciosa que, embora não tenha cura, pode ser controlada

Muita gente não sabe, mas o diabetes é uma doença crônica que requer um nível tão expressivo de conscientização que, em 1991, foi estabelecida uma data para isso: dia 14 de novembro. A iniciativa, atribuída à International Diabetes Foundation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), resultou naquele que é conhecido como o Dia Mundial do Diabetes, no qual diversos países, inclusive o Brasil, promovem campanhas de consideráveis abrangência e mobilização.

A data não foi escolhida por acaso: é a mesma do aniversário de Frederick Banting, médico canadense notabilizado pela descoberta da insulina, alcançada no ano de 1921 – juntamente com seu assistente, o estado-unidense Charles Herbert Best. Outro fato desconhecido pela maioria das pessoas é que tal façanha levaria Banting a atingir outro grande feito já no ano seguinte: o adolescente Leonard Thompson, portador de diabetes tipo 1, escapou da morte graças à conduta do então desacreditado doutor, que promoveu sua recuperação quando o próprio Banting acreditava que a insulina representaria não uma cura, e sim apenas uma forma de tratamento para a doença.

Mais do que homenagear um brilhante pesquisador, que inicialmente teve o seu trabalho rechaçado a ponto de sofrer discriminação e intrigas políticas, e suscitar a iluminação em azul de monumentos pelo mundo afora, o Dia Mundial do Diabetes propõe uma reflexão profunda e produtiva sobre o seu característico impacto econômico e social, sobretudo em países em desenvolvimento, bem como sobre questões e problemas diretamente associados a essa condição: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), acidente vascular cerebral (derrame) e complicações específicas, tais como insuficiência renal e perda da visão. A oficialização da data ocorreu a cargo da Organização das Nações Unidas em 2006, por meio da Resolução nº 61/225.

Enquanto isso, aqui no Brasil a Sociedade Brasileira de Diabetes, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, tem programado suas ações para ter o dia em questão como ponto culminante. Se em 2018 ambas as sociedades propuseram diversas atividades voltadas à comunidade, todas com forte repercussão midiática, para 2019 a Campanha Novembro Diabetes Azul não foi idealizada com menos entusiasmo.

 

0 respostas em "Dia Mundial do Diabetes - 14 de Novembro"

Deixe sua mensagem


Rua Doutor Luiz Migliano, 1986
Edifício Bonnaire Office 12º andar, salas 1217 e 1202
Jardim Caboré – São Paulo/SP, CEP: 05711-001

Contato:

E-mail: contato@editoraclannad.com.br

Telefone:
(11) 3807-3808
0800 444 3300

WhatsApp:
0800 444 3300

Copyright © 2023. por Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.