O tratamento de feridas não precisa ser um problema!

Dr. Adriano Mehl, especialista em gestão de feridas, coordena um curso on-line que aborda os aspectos mais importantes da prevenção e do tratamento de feridas

Em um contexto de maiores taxas de hospitalizações em nível mundial – muitas destas, advindas de amputações não traumáticas ocasionadas por úlceras de pé diabético –, convém ressaltar a elevada carga de investimentos que o diabetes demandará em um futuro próximo, sobretudo em países em desenvolvimento, os quais ainda enfrentam desafios no controle de doenças infecciosas e apresentam indicadores de envelhecimento populacional – caso justamente do Brasil, onde o número de idosos ultrapassou os 30 milhões em 2017.

Considerando essa realidade, a gestão do processo cicatricial é determinante para a manutenção da qualidade de vida dos pacientes em situação de risco para o aparecimento de feridas e para aqueles que, por consequência de suas morbidades, já apresentam lesões ou déficit para cicatrização. Além disso, quando aplicado de maneira adequada, tal processo pode trazer inúmeros benefícios aos sistemas de saúde, reduzindo o tempo de leito dos pacientes e, até mesmo, otimizando recursos muitas vezes escassos e de custos intangíveis – tais como dor, ansiedade e perda de qualidade de vida –, realidade latente em diversas regiões brasileiras.

Para tanto, é fundamental que o profissional de saúde, que lida diretamente com essas situações, esteja preparado para a identificação precoce, a prevenção e o tratamento de feridas, alinhando o conhecimento teórico à sua prática clínica – necessidade pensada pelo Dr. Adriano Mehl, referência em pesquisa, prevenção e tratamento de feridas agudas e crônicas, cirúrgicas e não cirúrgicas, estruturou o Curso de Atualização no Tratamento de Feridas, totalmente on-line e adequado à rotina dos profissionais de saúde.

A proposta do CATF é contribuir para que o profissional de saúde treinado se torne mais seguro e apto para a identificação rápida de situações de risco para o aparecimento de lesões, a abordagem dos pacientes com feridas ou com alto potencial para déficit cicatricial, as indicações e as corretas formas de aplicação de cada uma das principais famílias de curativos, o reconhecimento das tecnologias disponíveis voltadas não só para o tratamento de feridas e estímulo cicatricial, mas também para a manutenção da integridade da pele e prevenção de recidivas.

O curso é organizado em 4 módulos, e os conteúdos são abordados no formato de videoaulas disponibilizadas em uma plataforma que permite ao aluno organizar sua rotina de estudos, acompanhar seus resultados e, ao final, realizar um teste para a obtenção de seu certificado.

 

Conheça os módulos:

 

Módulo 1 – Princípios de anatomia e fisiologia da pele como a base para conhecer o processo cicatricial das feridas

Módulo 2 – O paciente com feridas: como avaliar o paciente e a ferida e reconhecer os fatores de risco para interferência cicatricial

Módulo 3 – O preparo do leito da ferida e aprendendo a indicar o uso das terapias tópicas e tecnologias associadas ao tratamento de feridas

Módulo 4 – Feridas crônicas como problema de saúde pública, a visão holística do paciente e a importância do trabalho em equipe para o tratamento

 

Acesse o site do CATF e conheça todos os detalhes da programação, normas de uso e ferramentas de aprendizagem que a plataforma oferece.

Bons estudos!

 

Referências: 

Avaliação, prevenção e tratamento do pé diabético. In: Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2020. São Paulo: Clannad Editora Científica; 2020.

Epidemiologia e impacto global do diabetes mellitus. In: Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2020. São Paulo: Clannad Editora Científica; 2020.

Paradella R. Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017 [Internet]. Agência IBGE Notícias. 2018 abr. 22 [acesso em 2019 out. 22]. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017

0 respostas em "O tratamento de feridas não precisa ser um problema!"

Deixe sua mensagem


Rua Doutor Luiz Migliano, 1986
Edifício Bonnaire Office 12º andar, salas 1217 e 1202
Jardim Caboré – São Paulo/SP, CEP: 05711-001

Contato:

E-mail: contato@editoraclannad.com.br

Telefone:
(11) 3807-3808
0800 444 3300

WhatsApp:
0800 444 3300

Copyright © 2023. por Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.