Descrição
Apresentação:
Com a instituição das metodologias ativas de aprendizagem nas faculdades de Medicina no Brasil a partir de 2014, uma das unidades curriculares criadas foram as Habilidades Médicas. Estas últimas não se restringem à semiologia em si, também englobam aspectos éticos e bioéticos, habilidades técnicas, além de atitudes e comportamento diante do paciente.
O Guia de habilidades médicas essenciais será de grande utilidade, levando-se em conta a grande abrangência dos tópicos abordados, sempre com clareza, objetividade e louvável conteúdo científico em seus 48 capítulos. O guia cobre os fundamentos da semiologia e do exame físico até habilidades cirúrgicas, com procedimentos médicos e de enfermagem, síndromes clínicas, atendimento ao paciente crítico, pediatria e temas transversais como prescrição e comunicação médica.
Por que ler:
Guia de Habilidades Médicas Essenciais é uma obra voltada para médicos recém-formados, estudantes de medicina, residentes, profissionais de enfermagem e médicos experientes que desejam atualizar seus conhecimentos práticos. Trata-se de um convite à prática clínica consciente, segura e humanizada – um curso condensado em formato de livro, ideal para consulta rápida, estudo aprofundado ou revisão técnica.
Organizadores:
Editor
Carlos Alberto de Lima Botelho Filho
Professor de Endocrinologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Residências em Endocrinologia/Metabologia e Endocrinologia Pediátrica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE). Residência em Clínica Médica no Sistema Único de Saúde de Pernambuco (SUS/PE). Graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Editores associados
Adirlene Pontes de Oliveira Tenório
Médica graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Residência em Clínica Médica pela Fundação Hospitalar do Distrito Federal (FHDF/HRG). Residência em Nefrologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Mestrado profissional em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professora de Nefrologia pela UNIVASF, campus Paulo Afonso.
Diana Maria Alexandrino Pinheiro
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento territorial pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso. Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo Sistema Único de Saúde de Pernambuco (SUS-PE).
Fernanda Patrícia Soares Souto Novaes
Médica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pediatra com Residência Médica pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES/PE). Médica do Trabalho, com Especialização pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestre em Educação Médica e cursos de Graduação em Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Doutora em Saúde Integral, linha Educação de Profissionais em Saúde, pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP/PE). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Cognição e Linguagem, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF/RJ). Professora de Pediatria do Curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso. Professora de Comunicação em Saúde do Curso de Medicina da UNIVASF, campus Petrolina. Perita Médica Federal do Ministério da Previdência Social (MPS). Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES) e da União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL).
Jhonatan França da Silva Arruda
Cirurgião geral pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e professor de cirurgia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso, Bahia.
Johnnatas Mikael Lopes
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Matheus Rodrigues Lopes
Doutor em Fisiopatologia Médica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto de Bioquímica Clínica na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Paulo Afonso.
Romero Henrique de Almeida Barbosa
Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (UPE). Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE). Residência Médica em Cardiologia pela Fundação para Incentivo ao Ensino e Pesquisa da Cardiologia (FUNCORDIS). Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (LIKA/PPGBAS/UFPE). Professor de Cardiologia do curso de medicina da UNIVASF, campus Paulo Afonso.
Sumário:
Seção I – Semiologia/Exame Clínico
Capítulo 1 – Anamnese – semiologia
Capítulo 2 – Exame físico geral
Capítulo 3 – Semiologia cabeça-pescoço
Capítulo 4 – Semiologia dermatológica
Capítulo 5 – Semiotécnica do sistema cardiovascular
Capítulo 6 – Semiotécnica do sistema respiratório
Capítulo 7 – Semiologia do abdome
Capítulo 8 – Propedêutica ginecológica
Capítulo 9 – Propedêutica da gestação
Capítulo 10 – Semiologia neurológica I
Capítulo 11 – Semiologia neurológica II
Capítulo 12 – Semiologia endocrinológica I – Tireoide e hipocalcemia
Capítulo 13 – Semiologia endocrinológica II – Pé diabético
Capítulo 14 – Semiologia ortopédica
Capítulo 15 – POCUS – Ultrassom beira de leito
Seção II – Habilidades Cirúrgicas
Capítulo 16 – Rotina de bloco cirúrgico
Capítulo 17 – Fios, nós e suturas
Capítulo 18 – Anestesia local e bloqueios locorregionais
Capítulo 19 – Instrumental cirúrgico
Capítulo 20 – Queimaduras
Seção III – Procedimentos Médicos e de Enfermagem
Capítulo 21 – Intubação orotraqueal
Capítulo 22 – Punções cavitárias I – Paracentese
Capítulo 23 – Punções cavitárias II – Toracocentese
Capítulo 24 – Punções cavitárias III – Punção liquórica
Capítulo 25 – Punções cavitárias IV – Artrocentese
Capítulo 26 – Sondagens nasogástrica e enteral
Capítulo 27 – Sondagem vesical
Capítulo 28 – Administração parenteral de fármacos
Capítulo 29 – Acesso venoso periférico
Capítulo 30 – Acesso venoso central
Capítulo 31 – Cateter central de inserção periférica (PICC-line)
Seção IV – Clínica Médica: Grandes Síndromes Clínicas
Capítulo 32 – O cardiopata – Insuficiência cardíaca e doença arterial coronariana
Capítulo 33 – O pneumopata – Doença pulmonar obstrutiva crônica
Capítulo 34 – O hepatopata – Doenças do fígado e vias biliares
Capítulo 35 – O nefropata – Doença renal crônica
Capítulo 36 – O nefropata – Injúria renal aguda
Capítulo 37 – Má nutrição I – Desnutrição
Capítulo 38 – Má nutrição II – Obesidade
Seção V – Exame Clínico do Paciente Crítico: Abordagens Sistemáticas em “ABC”
Capítulo 39 – Suporte avançado de vida no trauma
Capítulo 40 – Suporte básico de vida
Capítulo 41 – Suporte avançado de vida cardiovascular
Seção VI – Pediatria
Capítulo 42 – Experiência de amamentar
Capítulo 43 – Icterícia neonatal fisiológica e patológica
Capítulo 44 – Reanimação neonatal
Capítulo 45 – Habilidades e atitudes médicas no atendimento à criança e ao adolescente
Capítulo 46 – Exame físico em pediatria
Seção VII – Miscelânea
Capítulo 47 – Evolução e prescrição médica
Capítulo 48 – Comunicação médica




