No segundo sábado de abril, dia 12, teve a 2ª edição do Simpósio Integrado sobre Comportamento Alimentar e Obesidade (SINCAO)!
A coordenação esteve a cargo de uma trinca de grandes nomes da Medicina: o psiquiatra José Carlos Appolinario e os endocrinologistas Walmir Coutinho e Alexander Benchimol.
Eles representaram o encontro da Psiquiatria e da Endocrinologia para debater a associação dos transtornos do comportamento alimentar com a obesidade, responsável por graves consequências para a saúde física e mental. O SINCAO foi criado justamente para promover um intercâmbio de conhecimentos entre as duas especialidades.
Para a edição 2025, refletindo a ótima repercussão da edição de estreia, foram trazidos para a edição temas como os novos agentes antiobesidade, transtorno purgativo, comer noturno, transtornos do peso corporal, depressão, estresse, compulsão alimentar, alimentos processados e hiperpalatáveis… a variedade de temas foi grande!
A programação foi estruturada em mesas-redondas intercaladas com sessões de discussões para acompanhar as contribuições da audiência e ao mesmo tempo repercutir cada apresentação dos palestrantes convidados, privilegiando múltiplos olhares sobre assuntos tão atuais para a comunidade médica e capazes de despertar a atenção até do público leigo.
Tendo o laboratório Merck como marca apoiadora, além do GOTA (Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares) e do PROPSAM (Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psiquiatria da UFRJ) nesta edição de 2025, o SINCAO promete seu retorno para 2026. Aguarde novidades!