Retrospectiva Clannad

Além dos muitos projetos customizados realizados pela Clannad em 2023 para a indústria farmacêutica e seus cursos de educação a distância, estão a organização de eventos presenciais, virtuais e/ou híbridos e a publicação de títulos voltados a assuntos médicos e científicos, de grande relevância para a atualização de profissionais de saúde em todo o Brasil. Veja os principais destaques e lançamentos que aconteceram ao longo de todo o ano. E em 2024, tem muita novidade chegando! Acompanhe!

 

Cardio Updates

No início do ano, lançamos um curso prático e de metodologia exclusiva para tirar todas as dúvidas quanto à análise e interpretação do eletrocardiograma, de forma objetiva e interativa, sob coordenação dos Drs. Elaine Coutinho e Aloísio Rocha.

 

Guia Prático em Obesidade

A data de 4 de março, instituída pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Obesidade, foi o momento ideal para o lançamento do Guia Prático em Obesidade. Organizado pelos Drs. Maria Edna de Melo, Cristiane Moulin de Moraes Zenóbio, Jacqueline Rizzolli e Marcio C. Mancini, o livro reuniu um time de mais de 40 especialistas, trazendo aspectos biológicos e ambientais da obesidade, suas complicações e o cuidado do paciente, além de aspectos como comportamento e uso de medicamentos.

 

Diabetes Rio

A Clannad abriu a sua temporada 2023 de eventos com a transmissão da 3ª edição do Diabetes Rio, em 17 e 18 de março. O curso, idealizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional Rio de Janeiro (SBD-RJ), teve a coordenação do Dr. Daniel Kendler e contou com uma programação no formato de debates, simpósios e exposição de casos clínicos. Diabetes na gestação, risco cardiovascular no diabetes tipo 1, hiperglicemia hospitalar e doença renal diabética foram alguns dos temas em evidência.

 

SIEEX

Em 24 e 25 de março, foi realizada a 5ª edição do SIEEX-SBEM, sob a coordenação do Dr. Clayton Macedo e do Dr. Neuton Dornelas Gomes. O público se reuniu presencialmente para acompanhar uma programação focada em abordar os assuntos mais recentes e impactantes alinhados às demandas dos profissionais e ao desenvolvimento da Endocrinologia do Exercício. O resultado foi o cumprimento de uma agenda bastante pertinente aos tempos atuais e que despertou forte atenção e engajamento dos participantes inscritos.

 

endoDEBATE Fígado

No dia 1º de abril a Clannad inaugurou o endoDEBATE Fígado, com o Dr. Carlos Eduardo Barra Couri, que trouxe uma versão focada nas doenças hepáticas. O evento, 100% online, abordou discussões sobre esteatose hepática, doença gordurosa metabólica, evolução da cirrose ao infarto do miocárdio, fibrose hepática e comorbidades ligadas à doença gordurosa do fígado, entre outros assuntos.

 

EndoEsporte

De abril a setembro deste ano a Clannad abriu duas turmas para o EndoEsporte, um curso 100% online e exclusivo coordenado pelos Drs. Roberto Zagury e Yuri Galeno com o objetivo de formar referências em Endocrinologia Esportiva e Suplementação Alimentação. O projeto reúne 40 videoaulas gravadas, encontros ao vivo e diversos materiais complementares para consulta.

 

TEEM

O 3º volume do TEEM – Preparação para Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia foi inaugurado durante o 15º Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia (COPEM), nos dias 4 a 6 de maio. O livro traz 300 questões e 30 casos clínicos comentados, resultado de um trabalho desenvolvido pelo Comissão de Valorização de Novas Lideranças (CVNL) – atualmente presidida pela Dra. Tayane Muniz Fighera, uma das organizadoras do volume.

 

SEND

Nos dias 19 e 20 de maio, por transmissão online e presencial, o SEND debateu atualizações em Endocrinologia, Nutrologia e Diabetes com os coordenadores Dr. Roberto Zagury e Dr. Leão Zagury. O curso apresentou assuntos como suplementação para vegetarianos, terapia hormonal em pessoas trans, resumo da diretriz brasileira de NASH, TCA em casos clínicos, suplementos para pessoas com DM e outros.

 

ETED

Sediado presencialmente em Belo Horizonte e transmitido para todo o Brasil nos dias 2 e 3 de junho, o Encontro de Tecnologia em Endocrinologia e Diabetes (ETED) teve a coordenação do Dr. Rodrigo Nunes Lamounier. Com novas atualizações tecnológicas, informativas e medicações, a nova edição apresentou temas como tratamento da hiperglicemia, síndrome cardiorrenal no diabetes, condicionamento físico para pessoa com DM2, insulinoterapia, nódulos tireoidianos e hipotireoidismo e outros.

 

EndoRio

Em sua edição 2023, o EndoRio, com coordenação do Dr. Paulo Gustavo Sampaio Lacativa e idealizado pela SBEM-RJ, aconteceu nos dias 7 e 8 de julho, oferecendo atualização de conhecimentos e informações sobre Neuroendocrinologia, osteometabolismo, dislipidemia, cirurgia bariátrica, Endocrinologia Pediátrica, diabetes e muitos outros temas.

 

endoDEBATE

A 7ª edição do endoDEBATE foi realizada nos dias 14 e 15 de julho, com a coordenação do Dr. Carlos Eduardo Barra Couri, que discutiu em formato de videocast assuntos como o tratamento do pré-diabetes, as potencialidades das novas tecnologias, a insulinização no consultório e as oportunidades de harmonização entre mente e corpo no combate à obesidade, dando destaque ao tratamento farmacológico.

 

Dermatologia & Gerações

Em 20 de setembro, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, aconteceu o lançamento do Dermatologia & Gerações, idealizado pela Dra. Geisa Costa. O livro, além de contar a história de estudos e experiências da Dermatologia, traz uma série de perfis de médicos brasileiros que ajudaram a escrevê-la, reverenciando a importância do legado dos profissionais da Dermatologia, servindo de referência e inspiração para as gerações futuras.

 

AMC

Neste ano também houve a 3ª edição do Advanced Medical Care (AMC), em 22 e 23 de setembro, de forma híbrida (presencial em São Paulo), coordenado pelo Dr. Francisco Fonseca. O foco foi a prática clínica atualizada, com temas como tratamentos de implementação complexa, passando pela necessidade de adaptação às novas tecnologias e pela aplicação de métodos diagnósticos nos mais diferentes tipos de pacientes. A programação abordou anticoagulação e riscos, novas estratégias no tratamento da insuficiência cardíaca, hipertrigliceridemias e tratamentos da insuficiência cardíaca etc.

 

Prática Hospitalar em Endocrinologia

O lançamento do livro Prática Hospitalar em Endocrinologia aconteceu em 18 de outubro, Dia do Médico, com a organização das Dras. Maria José Borsatto Zanella e Taíse Rosa de Carvalho. São 23 capítulos, que têm como proposta fornecer um guia prático, assertivo e acessível para endocrinologistas e médicos de diferentes especialidades, trazendo temas como alterações glicêmicas, disfunções adrenais, tumores hipofisários e tantas outras doenças da área.

 

SIDOM

Em 20 e 21 de outubro no Rio de Janeiro e online para todo o Brasil, o Simpósio de Diabetes, Obesidade e Metabolismo (SIDOM), coordenado pelos Drs. Walmir Coutinho e o Alexandre Benchimol, trouxe atualização médica e científica. O evento abordou assuntos voltados a tratamentos, investigações e perspectivas medicamentosas, como exercícios para massa muscular, benefícios de controle da hemoglobina glicada, uso ético de testosterona, esteatose hepática e risco cardiovascular, polideficiência de vitaminas B etc.

 

CAEFAT

O Curso Avançado de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (CAEFAT) chegou à sua 3ª edição neste ano e aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, em São Paulo. Coordenado pelos Drs. Marcelo Ronsoni e Neuton Dornelas Gomes, o curso aconteceu de forma presencial, discutindo temas como terapia hormonal, testosterona, síndrome do ovário policístico, risco cardiovascular, relação entre transgeneridade e vulnerabilidade social, entre outros assuntos, e discussões de casos clínicos.

 

DIACORDIS

Não faltaram atualizações sobre cardiometabolismo, apresentadas de forma híbrida no DIACORDIS nos dias 17 e 18 de novembro, com a coordenação do Dr. Carlos Eduardo Barra Couri. O evento apresentou palestras sobre obesidade, diabetes, insuficiência cardíaca, hipertensão, entre outros, abordando Alzheimer na pessoa com diabetes, hiperpotassemia no consultório, esteatose hepática e a relação entre probióticos e dislipidemias, abordando novos medicamentos e comentando casos clínicos para análises.

 

52º Encontro IEDE

O 52º evento do Encontro Anual do IEDE (Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione) aconteceu no dia 24 de novembro, com a coordenação da Dra. Paloma Hess, que trouxe temas voltados para Endocrinologia Feminina e Transgeneridade, Metabolismo Ósseo, Tireoide e Exercício/Obesidade, nos quais foram discutidos assuntos como terapia hormonal, novas medicações, reposição de testosterona e prática do exercício.

 

Guia Prático em Neuroendocrinologia

Nos dias 25 a 28 de novembro, período do 21º Simpósio de Neuroendocrinologia (SINE) e do 1º Congresso Brasileiro de Neuroendocrinologia, em Foz do Iguaçu (PR), a Clannad lançou a 2ª edição do Guia Prático em Neuroendocrinologia, do Departamento de Neuroendocrinologia da SBEM. Organizado pelo Dr. Leandro Kasuki, o livro traz atualizações de avanços médicos e científicos da Neuroendocrinologia em 30 capítulos, abordando temas como acromegalia, síndrome de Cushing, craniofaringioma, puberdade precoce central e muito mais.

 

Olhar Abeso

A Clannad encerrou o seu ciclo 2023 de eventos com o inédito Olhar Abeso, transmitido em 8 e 9 de dezembro. Obesidade, diabetes e metabolismo foram os temas principais do curso, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em parceria com a World Obesity e a Federación Latinoamericana de Sociedades de Obesidad (FLASO). O evento, que adotou o modelo híbrido (presencial e online), repercutiu tudo o que dominou o cenário científico dos principais congressos internacionais do ano.

22/12/2023

Rua Doutor Luiz Migliano, 1986
Edifício Bonnaire Office 12º andar, salas 1217 e 1202
Jardim Caboré – São Paulo/SP, CEP: 05711-001

Contato:

E-mail: contato@editoraclannad.com.br

Telefone:
(11) 3807-3808
0800 444 3300

WhatsApp:
0800 444 3300

Copyright © 2023. por Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.