De novo juntos!

De 14 a 16 de julho, endocrinologistas de todo o país viveram três dias totalmente fora da caixa, mas mergulhados na programação da edição 2022 do endoDEBATE! À frente do talk show mais famoso da Medicina, o Dr. Carlos Eduardo Barra Couri cumpriu uma agenda abastecida dos temas mais palpitantes da Endocrinologia, com um diferencial e tanto: em formato híbrido, trazendo parte do público para mais perto das discussões e dos debates.

A diversidade de temas contemplados pela edição de 2022 foi outro ponto alto. Estudos como o Pre 1 Brazil, que foca na prevenção do diabetes tipo 1, e o SURMOUNT-1 TRIAL, envolvendo tirzepatida e pacientes com obesidade sem diabetes, foram abordados pelo próprio apresentador. O tratamento medicamentoso da compulsão alimentar, as mudanças testemunhadas por médicos e pacientes na doença renal crônica nos últimos anos, os erros mais comuns no manejo da osteoporose no Brasil e o que tem mudado na anticoncepção, indo muito além da ação hormonal, foram apenas alguns dos assuntos-chave dos envolventes bate-papos entre o Dr. Couri e seus palestrantes convidados.

Em diversos momentos, ganharam destaque, ainda, as potencialidades de determinados medicamentos. A finerenona foi mostrada como possível protagonista de uma nova era na proteção cardiorrenal de pacientes com DM2. A tirzepatida, em uma aula exclusiva sobre ela, foi comparada com os agonistas do receptor do GLP-1. Em uma abordagem sobre a rivaroxabana, foi considerado o seu emprego em casos de anticoagulação e como prevenção secundária no diabetes tipo 2.

 

 

O endoDEBATE 2022 também foi palco do lançamento de uma pesquisa sobre o que a comunidade médica e a sociedade pensam sobre diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Os desfechos desse estudo, que promete levantar questões decisivas em benefício dos pacientes e dos próprios profissionais de saúde, serão revelados em outubro, mês do DIACORDIS 2022.

A interatividade, presente em todas as edições do endoDEBATE, com o modelo híbrido da edição 2022 se mostrou literalmente mais visível, de várias formas: no envio frequente de perguntas e comentários tanto do público presencial quanto do online, no compartilhamento de informações inéditas e na participação da audiência em enquetes sobre temas relativos à programação, a partir da plataforma do curso – com a possibilidade de acompanhamento do resultado em tempo real.

No sábado de 16 de julho, a edição 2022 se despediu mantendo a ótima repercussão das edições passadas, mas fazendo história pela oportunidade de oferecer à audiência tanto o formato online quanto o presencial. Depois de tempos tão difíceis, ter a “casa cheia” – lançando mão de todos os cuidados possíveis – representou um facilitador enorme na condução das conversas e na descontração que é tão característica do curso mais inovador da Medicina. Como dito, foram só três dias, mas as emoções vividas por todos os envolvidos foram incontáveis. Que venham muitas outras edições!


Rua Doutor Luiz Migliano, 1986
Edifício Bonnaire Office 12º andar, salas 1217 e 1202
Jardim Caboré – São Paulo/SP, CEP: 05711-001

Contato:

E-mail: contato@editoraclannad.com.br

Telefone:
(11) 3807-3808
0800 444 3300

WhatsApp:
0800 444 3300

Copyright © 2023. por Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.