SEND 2021 On-line: aprimoramento, inovação e superação!

Formato 100% digital, grade estendida, amplificação de temas… as mais de 30 horas de transmissão do SEND 2021 On-line foram, de fato, marcantes.

 

Tudo o que poderia pressupor limitação (mais do que nunca, como sabemos disso!) se tornou oportunidade de potencialização, em todos os sentidos – da diversidade de temas e palestrantes à frequência da interação entre estes e os mais de 3.500 inscritos.

A experiência adquirida com a primeira versão on-line, da edição 2020, aliada ao empenho de todos os realizadores na oferta de novidades e aprimoramentos, só poderia resultar em mais um grande encontro entre endocrinologistas de todo o Brasil, ocorrido nos dias 4, 5, 11, 12, 21, 22 e 23 de maio.

Sarcopenia, doença renal crônica, linagliptina, eletroestimulação muscular, edulcorantes, contraceptivos orais, depressão, degludeca, doença hepática gordurosa não alcoólica, obesidade, taxa metabólica basal, hipertrigliceridemias graves, hipotireoidismo subclínico, doping, microbiota intestinal… estavam todos presentes, em abordagens e debates altamente produtivos, sempre sob a condução do coordenador do projeto, o Dr. Roberto Zagury.

Debates produtivos, em grande parte, por valorizarem o cotidiano do paciente, extrapolando os limites do consultório e das salas de pesquisa: o lar desse paciente, o seu ambiente de trabalho, a academia, os espaços que ele frequenta em lazer com a família… justamente os ambientes onde a vida acontece e todas as suas potencialidades são desenvolvidas.

O palco das novidades também não teve descanso: por ele passaram a nova diretriz internacional da ADA-EASD-ISPAD sobre o uso do Libre durante a prática esportiva, a chegada da semaglutida oral ao Brasil, a “medicina da dança” como novo conceito dentro da medicina esportiva e a apresentação do romosozumabe – o primeiro integrante das terapias antiesclerostina, uma nova família de medicamentos para osteoporose.

Se o apuro técnico das transmissões não garante a qualidade do conteúdo das palestras de qualquer evento, por outro lado tem o poder de evidenciá-la – e isso, sob a avaliação de um público justificadamente exigente e a condução de uma equipe audiovisual tão competente, não poderia deixar de acontecer. Assim como seria impossível haver transmissões impecáveis desacompanhadas de um time de desenvolvimento, comercial, marketing, edição, cenografia e editorial tão irrepreensíveis quanto, o que resultou em um sucesso que já tem lugar cativo na extensa lista de trabalhos já assumidos pela Clannad.

Impossível não citar ainda, como indispensável para a realização do SEND, o apoio das inúmeras marcas patrocinadoras, reforçando a seriedade e a importância do curso para a comunidade médica e científica do país. São elas: Abbott, Amgen, Apsen, AstraZeneca, Biogenetika, Boehringer-Lilly, Danone Nutricia, Dietkal, Eurofarma, Farmoquímica, Lundbeck, Mantecorp Farmasa, Merck, Nestlé Health Science, Novo Nordisk, Ottoboni, PTC Therapeutics e Servier.

O evento SEND se restringiu a mais de 30 horas dentro do mês de maio, mas seu propósito, seu resultado, prometem ir além, ao longo das milhares de horas faltantes para a edição 2022, repercutindo nos próximos estudos, pesquisas, consensos e procedimentos, sempre com foco no avanço da Endocrinologia e no bem-estar do paciente, o maior interessado de tudo isso.

17/06/2021

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