CAEFA SBEM 2019

Confira como foi a primeira edição do Curso Avançado de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM

O CAEFA – Curso Avançado de Endocrinologia Feminina e Andrologia –, uma iniciativa da SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia Feminina e Andrologia – e do seu Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia, o DEFA, concretizou-se em 22 e 23 de novembro últimos como um evento de grande sucesso. Na verdade, antes disso, uma vez que as inscrições já haviam atingido recorde de procura, o que se evidenciou na ocupação máxima do maior auditório do Blue Tree Premium Morumbi, hotel situado em uma das regiões mais nobres da capital paulista.

Coordenado pela Dra. Mônica de Oliveira, presidente do DEFA-SBEM na gestão 2018-2019, o CAEFA 2019 reuniu mais de 400 profissionais gabaritados de todo o Brasil, com o intuito de oferecer um conteúdo abrangente e atualizado. Os organizadores optaram por uma estrutura composta por cinco módulos de palestras, cada qual finalizado por uma sessão de discussão de casos clínicos sempre com mais de um especialista e a participação maciça da seleta plateia, que podia escolher o modo de interação, entre mensagens de texto e contato direto com o(s) palestrante(s) de seu interesse, para expor suas dúvidas e/ou enriquecedoras contribuições, sem as quais o curso certamente não teria o mesmo resultado no que tange a todo o conhecimento compartilhado.

 

Vale ressaltar que, em todas as trocas de experiências e informações, foi dada menos ênfase a dados numéricos absolutos do que à discussão de pesquisas com foco na regulação hormonal tanto no sexo feminino como no masculino – isto é, voltada ao paciente diretamente, considerando que cada contexto pede uma abordagem específica. Dentre os assuntos tratados que reforçaram essa importância, podem-se citar o das dosagens hormonais, sobretudo a do hormônio antimülleriano, em uma visão crítica, a escolha do anticoncepcional mais apropriado, o impacto do uso de anabolizantes e a questão dos transgêneros, tema em voga não só no consultório do endocrinologista, como também em rodas de conversa repletas de suposições e posicionamentos que pedem uma visão mais aprofundada e esclarecedora, a qual sem dúvida se pôde constatar na última palestra ministrada no segundo e último dia de curso.

 

 

Tamanhas produtividade e repercussão do CAEFA 2019 foram determinantes para que a SBEM, mantendo sua parceria com a Clannad Editora Científica na organização, comercialização, divulgação e cobertura de eventos relacionados à Medicina, assegurasse a 2ª edição do curso, já para 2020. O espaço será o mesmo Blue Tree Premium Morumbi, cuja localização estratégica proporciona as melhores opções de hospedagem, gastronomia e lazer de São Paulo para quem vem das mais diversas regiões do país em busca não só de um conteúdo de altíssima qualidade, como também de uma experiência decisiva para a sua formação, atuação e atualização profissional, independentemente de sua especialidade.

0 respostas em "CAEFA SBEM 2019"

Deixe sua mensagem


Rua Doutor Luiz Migliano, 1986
Edifício Bonnaire Office 12º andar, salas 1217 e 1202
Jardim Caboré – São Paulo/SP, CEP: 05711-001

Contato:

E-mail: contato@editoraclannad.com.br

Telefone:
(11) 3807-3808
0800 444 3300

WhatsApp:
0800 444 3300

Copyright © 2023. por Clannad Editora Científica. Todos os direitos reservados.