ASA SBEM | Atualização em Suplementação Alimentar na Prática Clínica e Esportiva

Cobertura do ASA SBEM 2017

O ASA SBEM foi um evento idealizado e coordenado pela Comissão Temporária para o Estudo da Endocrinologia, Exercício e Esporte – CTEEE da SBEM, com o objetivo de auxiliar a abordagem ao paciente de alto rendimento no esporte e aqueles esportistas recreativos.

Inicialmente é importante analisar dieta e composição corporal do paciente, capacidade física que o mesmo apresenta e traçar metas fisiológicas que sejam tangíveis. O módulo 1 abordou justamente essas questões que devem ser avaliadas para a melhor escolha do suplemento alimentar e para julgar sua real indicação.

Com essa pré-análise e objetivos traçados, o início da suplementação deve ser realizado de forma ética, baseada em estudos clínicos e dados científicos relevantes e adequado à demanda em questão. Os suplementos Whey Protein, BCAA, HMB, Carboidrato, Creatina e Pré-treinos foram apresentados, no módulo 2, com suas peculiaridades e indicações.

Houve lugar, no ASA SBEM, para debater aquelas situações especiais que demandam um preparo diferenciado pré, peri e pós-prova, apreciados no módulo 3. Toda a preparação de maratonistas, ciclistas e pacientes que objetivam ganho de massa muscular foi abordado de forma prática e embasada cientificamente. Também foi questão de discussão a crescente procura por suplementação em indivíduos cada vez mais jovens e novas evidências no uso da suplementação em pacientes tão especiais como os idosos e diabéticos.

Finalizando o dia de forma acalorada, o módulo 4 teve como tema questões polêmicas como pré-hormonais, suplementos que ainda não possuem embasamento científico e as repercussões clínicas e  abordagem terapêutica para o hipogonadismo após o uso de esteroides anabolizantes.

Entre os módulos, foram muitas questões e troca de experiências entre palestrantes e os participantes do evento, o que nos demonstra que o assunto não está esgotado, mesmo esta sendo a terceira edição do curso voltado para suplementação alimentar.  Notadamente esta edição do evento revelou uma abordagem prática da suplementação alimentar  sob o prisma da Medicina Baseada em Evidências.

 

Presidente da SBEM

Fabio Rogerio Trujilho

Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), gestão 2017-2018. Ex-presidente da SBEM, regional Bahia, gestões 2009-2010 e 2011-2012. Professor de Endocrinologia da Faculdade de Medicina FTC, Salvador/BA. Endocrinologista e preceptor da Residência Médica no Grupo de Obesidade do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba). Endocrinologista titulado pela SBE Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia.

Coordenação

Alexandre Hohl

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), gestão 2017-2018. Presidente da SBEM, gestão 2015-2016. Mestre em Neurociências e Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Endocrinologia da UFSC.